5 dicas para segurança cibernética em casa
Um dos desafios de trabalhar em casa é ter seu próprio suporte técnico. Felizmente, existem algumas coisas fáceis que você pode fazer para proteger a si mesmo e ao seu equipamento quando trabalha em casa. E muitos deles são baratos e fáceis até mesmo para os técnicos mais exigentes.
Instale e atualize programas antivírus
Embora a maioria dos novos dispositivos venha com alguma forma de proteção antivírus, geralmente é uma boa ideia instalar um serviço de proteção melhor e mais atualizado. E não importa que tipo de antivírus você instale, atualize-o regularmente. Os hackers estão sempre procurando novas maneiras de chegar ao seu dispositivo, e sua melhor defesa é um bom ataque.
Atualize seu sistema operacional
Goste ou não, lembretes para baixar, reiniciar e atualizar seus aparelhos estão entre as melhores dicas de segurança para trabalhar em casa. Essas pequenas modificações geralmente incluem reparos para ajudar a manter o dispositivo seguro e sem preocupações. Sim, eles podem ser irritantes, mas manter seu sistema operacional atualizado é uma maneira fácil (e geralmente gratuita) de se proteger.
Proteja o roteador e o modem
Se você não sabe a diferença entre eles, é o seu modem que permite que sua rede doméstica se conecte à Internet, e seu roteador é o dispositivo que permite que você conecte todos os seus dispositivos. Cada um desses dispositivos tem uma senha padrão e, se você nunca a alterou, está vulnerável. Os hackers sabem que as pessoas não mudam suas senhas padrão e as usam. Portanto, verifique as instruções e altere as senhas. Enquanto você está nisso, verifique se há atualizações de firmware para esses dispositivos. Assim como o sistema operacional, o roteador e o modem precisam de atualizações ocasionais.
Torne-se privado
Para levar sua segurança cibernética para o próximo nível, considere o uso de uma rede privada virtual (VPN) ao usar a Internet. VPN cria uma rede privada a partir de uma conexão pública com a Internet e mascara suas atividades online. Isso ajuda a proteger suas senhas e outras informações confidenciais que os hackers podem explorar.
Cuidado com e-mails falsos
Sim, você provavelmente descobriu que o rei deposto da Nigéria não irá realmente transferir sua riqueza para você se você enviar alguns milhares para cobrir suas despesas. E você sabe que não ganhou uma loteria estrangeira na qual não se lembra de ter entrado. Hackers e outros fraudadores descobriram, então eles criaram maneiras mais criativas de chegar ao seu dispositivo e rede. E, graças à pandemia, existem mais esquemas do que nunca. Dicas de segurança para trabalhar em casa sempre incluem cuidado com e-mails que parecem legítimos, mas estão "desativados". enviar. E os golpistas costumam criar endereços de e-mail semelhantes que podem despedir você se você não prestar atenção. Por exemplo, a maioria das empresas legítimas tem seu nome de domínio como parte de seu endereço de e-mail (osoba@nafirma.cz). No entanto, se você não prestar atenção, pode não notar uma ligeira diferença no endereço de e-mail (osoba@na-spolecnost.com, osoba@nafirma.cz). Abrir esses e-mails pode causar muitos problemas a você e ao seu dispositivo. Felizmente, a maioria dos programas de e-mail pode detectar esses golpes e avisá-lo antes de fazer qualquer coisa. Inicie um novo e-mail e entre em contato com a pessoa que lhe enviou o e-mail.