Sites pessoais para quem procura emprego: dicas e benefícios
Você dedicou tempo para escrever um currículo e uma carta de apresentação. Seus perfis de mídia social parecem novos e atualizados. Você até montou um escritório em casa para uma videochamada com um empregador em potencial. Resumindo, você sente que o processo de procura de emprego está quase completo. Mas e um site pessoal? Este é um item frequentemente esquecido que pode aumentar seu sucesso na procura de emprego. No competitivo mercado de trabalho de hoje, os candidatos a emprego precisam fazer de tudo para se diferenciar da concorrência. Ter um site pessoal é uma das melhores maneiras de o conseguir. A boa notícia é que um site pessoal para quem procura emprego não é específico do setor. Qualquer pessoa em qualquer área de carreira pode (e deve) ter um site que ajude os empregadores em potencial a ter uma visão melhor de quem eles são como candidatos a emprego - e por que devem ser contratados.
O que é um site pessoal?
O site pessoal, também conhecido como portfólio de site da Web, é outro recurso que você pode usar para provar suas realizações, histórico de trabalho e interesses pessoais - todos os quais irão ajudá-lo a se destacar da concorrência. Um site pessoal para quem procura emprego pode ser especialmente benéfico para quem trabalha nas indústrias criativas. Ele pode servir como um currículo alternativo que mostra exemplos específicos de seus talentos criativos, como redação, fotografia, videografia ou design gráfico. Isso significa que qualquer pessoa com um histórico de trabalho que gostaria de demonstrar deve considerar um portfólio de site. Profissionais cujo trabalho pode ser facilmente demonstrado online são ótimos para sites pessoais, como:
Escritores e jornalistas
Artistas, atores, músicos,
Designers (interiores, web, gráficos, moda, etc.)
Anunciantes e comerciantes
Professores, professores, tradutores
Scientistas
Corretores de imóveis
Profissionais de esportes e fitness
Mesmo que sua profissão não se traduza facilmente em um portfólio, você pode usar um site pessoal e exibir seu currículo com um pouco de imaginação do que um documentário normal permite. Felizmente, é fácil criar um site pessoal que não o prejudique financeiramente. Na verdade, há uma infinidade de serviços gratuitos com plataformas amigáveis que permitem que você arraste facilmente vários recursos excelentes para um modelo predefinido.