O que os profissionais de RH podem aprender sobre você online?
Ao se candidatar a um emprego, geralmente envie uma carta de apresentação, currículo e, possivelmente, alguns exemplos de seu emprego anterior. Mas isso não é tudo que os recrutadores consideram ao considerar sua inscrição. Neste momento de mecanismos de busca, mídias sociais e sites pessoais, sua personalidade online provavelmente será verificada cuidadosamente. Faz sentido despender tempo e esforço para garantir que sua imagem virtual seja o que você deseja.
O que os empregadores procuram?
Os recrutadores procuram informações por diversos motivos. Primeiro, eles verificam os aspectos positivos, por exemplo:
- Envolvimento em grupos organizacionais locais ou nacionais (60%)
- Exemplos de trabalhos escritos ou de design (58%)
- Conexões mútuas (36%)
No entanto, eles também procuram informações negativas nas redes sociais, incluindo:
- Links de maconha (58%)
- Gabar-se político (47%)
- Erros de ortografia e gramática (43%)
- Fotos de consumo de álcool (42%)
Evidência de sucesso e experiência
Em seu currículo e carta de apresentação, você declara sua experiência, conhecimento e capacidade comprovada para realizar tarefas. Os recrutadores planejam pesquisar online para obter mais evidências para apoiar essas alegações. Se você tem um site pessoal que inclui um portfólio ou blog, deve fornecer essas informações de uma forma que seja fácil de encontrar.
Sua personalidade, interesses e hobbies
É provável que os recrutadores verifiquem seus perfis no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outros sites para descobrir quais tipos de postagens você publica, quais artigos você gosta e compartilha e quais causas ou organizações você apóia. É ótimo mostrar sua personalidade por meio de sites de mídia social e, com sorte, você não tem nada a esconder (afinal, você está postando essas informações para que todos vejam).
Discrepâncias em seu histórico de empregos
Se as informações que você compartilha online não corresponderem às fornecidas em seu currículo, você poderá ter problemas. Isso é especialmente importante quando se trata do seu perfil do LinkedIn. Se o cargo, as datas de emprego ou outras informações do seu perfil não corresponderem ao seu currículo, o recrutador pode pensar que você é um mentiroso. Certifique-se de ser sempre consistente e honesto.