Como lidar com o bullying no trabalho?
Se o assédio moral ocorre no trabalho, é o primeiro sinal de ruptura das relações sociais e o início de um ambiente de trabalho insalubre, que se reflete em várias áreas. Em primeiro lugar, é uma perturbação não só da saúde mental, mas também da saúde física da pessoa diretamente afetada pelo bullying. O bullying também afeta o desempenho no trabalho, há uma maior ausência. Tudo isso também pode levar à redução do lucro da empresa.
Para uma pessoa que sofre o bullying, um ambiente de trabalho tão desagradável pode ter um grande número de consequências, que se manifestam na forma de uma série de dificuldades psicossomáticas. O estresse diário que essa situação acarreta pode se manifestar em distúrbios do sono, mudanças nos hábitos alimentares ou alterações de peso. Esses fatos podem afetar uma série de doenças.
Como reconhecer o bullying?
Se alguém se torna vítima de bullying, muitas vezes fica envergonhado dessa situação, embora, na maioria dos casos, não possa ser responsabilizado por isso. Ele está incomodado com a culpa, ele não quer confiar em ninguém. No entanto, isso está fora do lugar. Seu supervisor pode ajudar. No entanto, existem várias organizações que tratam desse problema.
Se o bullying está na infância, nem todo mundo o leva em consideração. No entanto, se as situações ocorrem diariamente, algo precisa ser feito.
Entre os colegas, o bullying costuma se manifestar por não se comunicar com um determinado colega, não passar informações importantes sobre o trabalho para ele, espalhar calúnias sobre ele, ignorar seu sucesso no trabalho e destacar os erros que cometeu.
Existem alguns métodos de diagnóstico para ajudar a detectar o bullying no local de trabalho. A personalidade do gerente também desempenha um grande papel. Se ele for empático e ouvir seus funcionários, logo descobrirá que nem tudo está certo no local de trabalho.
É necessário criar e apoiar constantemente bons relacionamentos em todas as equipes de trabalho. Isso deve ser garantido especialmente por um superior que pode apoiar um ambiente de trabalho saudável, no qual todos apoiem uns aos outros. Pode organizar eventos de teambuilding para seus funcionários. Ele não deve enfatizar os erros desnecessária e publicamente. Também é importante apoiar a comunicação, não só entre colegas, mas também entre o funcionário e o superior.