Os empregadores estão cada vez mais a oferecer horários de trabalho flexíveis: Quais são as suas vantagens?
Nos últimos anos, o termo horário de trabalho flexível tem sido usado em conexão com o horário de trabalho. No entanto, a CLT não conhece este conceito, pois é corretamente flexível o horário de trabalho. Se o empregador e a natureza do trabalho permitirem este formulário, o empregado pode escolher o início e o término do horário de trabalho dentro dos prazos fixados pelo empregador. O período de tempo durante o qual o trabalhador é obrigado a estar no local de trabalho denomina-se horário básico de trabalho. O início e o fim do horário básico de trabalho são determinados pelo empregador.
Trabalho a partir de casa
Essa forma de trabalho está ganhando terreno. Tem suas especificidades e uma delas é que a jornada de trabalho não é ordenada pelo empregador, mas pelo próprio empregado. Ele tem a oportunidade de agendar horários de trabalho de acordo com suas necessidades, determinar início e término do horário de trabalho, intervalos de trabalho e assim por diante. No entanto, essas vantagens estão associadas a uma maior exigência de autodisciplina e capacidade de organizar o trabalho de forma independente. A vantagem também é que o funcionário pode utilizar seu biorritmo interno de forma mais eficaz. No entanto, não existe um horário de trabalho ideal quando se trabalha em casa. É sempre necessário que o empregado programe sua jornada de trabalho não só de acordo com suas necessidades, mas também de acordo com as necessidades do empregador.
Mais e mais jovens estão usando seu tempo livre
O horário de trabalho flexível é o benefício mais comum após o vale-refeição, com o qual algumas empresas recompensam seus funcionários. Quase um em cada três funcionários de 25 a 34 anos já o utiliza. Não é comum que os jovens comecem a trabalhar entre os oito e os quatro anos, logo após a escola. As empresas percebem esse problema e não permitem apenas que os jovens programem seu trabalho de acordo com suas necessidades. O empregador deve informar o empregado quando for necessário que o empregado esteja disponível.
Horas de trabalho flexíveis
A vantagem é que se pode cuidar das coisas no consultório, consultar um médico ou dedicar pelo menos um pouco de tempo à família ou aos hobbies todos os dias. No entanto, a introdução de horários de trabalho flexíveis não é possível em todos os locais de trabalho. Isso é impedido pela continuidade dos processos de produção, da prestação de serviços ao público e similares. Nessas empresas, o regime de horário de trabalho flexível pode ser usado apenas por alguns funcionários, como aqueles que trabalham em análise de dados, centro de desenvolvimento, etc.