Boa sorte versus trabalho árduo - o que leva ao sucesso?
Uma coisa é ter sucesso no trabalho. Frequentemente o associamos a um cargo executivo, salário integral e muito prestígio. No entanto, essa ideia está muito aquém do planejado, porque o planejamento de carreira, os objetivos e os desejos de carreira são tão diversos quanto as atitudes pessoais em relação à vida. Quer você seja um banqueiro de investimento, um fundador de uma start-up ou um funcionário administrativo - todos nós queremos saber: "O que é importante para o sucesso em seu trabalho?"
Tema quente
Esta questão parece estar florescendo há vários anos. Inúmeros treinadores e seminários prometem uma resposta fácil para mais ou menos dinheiro. A busca por uma fórmula milagrosa é um negócio há muito tempo. Freqüentemente, ouvimos que certas qualidades, como perseverança, paixão e determinação, podem apoiar uma carreira. Na verdade, parece lógico, nossas avós já disseram: "Se você quer alguma coisa, tem que fazer algo por ela!" Portanto, a fórmula do sucesso profissional é muito simples. Se você quer ter sucesso, só precisa trabalhar muito. Mas isso é realmente suficiente?
Também depende da sorte e do acaso
O cientista italiano Alessandro Pluchino não quis ficar satisfeito com esta fórmula simples e descobriu que outros fatores de sucesso são importantes. No estudo, ele e seus colegas da Universidade de Catania descobriram que o curso de nossas carreiras também depende da sorte e do acaso. Os pesquisadores não afirmam que a felicidade é o único fator decisivo. No entanto, seus dados mostram que muitas pessoas carecem de etapas fundamentais para o sucesso profissional, não percebem coincidências felizes e novos caminhos porque se concentram muito na otimização de suas competências.
Talento também não é garantia de sucesso
O estudo não mostra apenas que reconhecer e usar coincidências felizes tem um impacto em nossas carreiras. Os pesquisadores também tentaram testar a relação entre sucesso e talento, simulando a trajetória de carreira dos chamados "agentes" usando um modelo matemático. Resultado: as pessoas mais talentosas raramente são as mais bem-sucedidas. As pessoas mais bem-sucedidas geralmente vêm de um grupo de pessoas talentosas relativamente comuns. Então, isso significa que o trabalho árduo não vale a pena, o comprometimento não é recompensado e o talento é completamente irrelevante? Finalmente, o estudo mostra que devemos apenas sentar e esperar por uma feliz coincidência para cuidar de tudo?