Dicas de produtividade que realmente funcionam
Alguma vez termina o seu dia de trabalho com a sensação de mal ter lido os seus e-mails? Num mundo de distracções digitais, não é fácil encontrar tempo para se concentrar. Com o tempo médio de atenção em frente de um computador estimado em apenas 40 segundos antes de um trabalhador ser atraído para o mundo virtual, não é de admirar que muitas vezes achemos difícil começar a trabalhar.
Monitorize o seu comportamento online
O primeiro passo para aumentar a produtividade no trabalho é compreender exactamente como passa o seu tempo. Quer esteja a responder a e-mails, a enviar facturas, a actualizar sistemas de arquivo, ou a afixar inspiração de decoração de interiores num quadro de Pinterest, o mapeamento do seu comportamento pode revelar muito sobre o que cria barreiras à sua produtividade.
Minimizar distracções
Após ter identificado os comportamentos que limitam a sua produtividade, cultive um ambiente online que elimine distracções indesejadas. Num mundo onde aplicações e notificações competem constantemente pela sua atenção, a limpeza do seu espaço de trabalho digital ajudá-lo-á a concentrar-se na tarefa em questão.
Completar primeiro as tarefas mais importantes
>p>Muita lista de tarefas terá algumas que são mais importantes do que outras. Se escolher completar tarefas aleatoriamente da lista, acabará por completar uma combinação de tarefas urgentes e menos urgentes enquanto o tempo se esgota. Este hábito também aumenta a sua probabilidade de procrastinação porque é fácil perder a noção do tempo e acabar por passar o dia inteiro a verificar tarefas simples e menos importantes.Utilizar a regra 80/20
A regra 80/20 (também conhecida como o princípio de Pareto) foi descoberta pelo economista italiano Vilfredo Pareto. Ele afirma que em qualquer actividade, 80% dos resultados virão de 20% do esforço. Por outras palavras, 20% das suas tarefas são tão essenciais que contribuem com cerca de 80% para o seu sucesso global no trabalho. Pessoas altamente produtivas escolhem identificar em que categorias as suas actividades se enquadram, e depois tentam limitar os restantes 80% do seu horário para maximizar a eficiência e concentrar-se nas tarefas que têm o maior impacto.