Como saber quando é apropriado recusar uma oferta de emprego
Seja qual for a razão do seu desemprego, ficará encantado quando encontrar uma oferta de emprego que lhe seja adequada. Depois de enviar o seu CV, o recrutador telefonar-lhe-á com um convite para o processo de selecção ou uma entrevista e a sua alegria será duplicada. Contudo, seja cauteloso e cuidadoso, nem todas as ofertas de emprego podem corresponder às suas preferências.
Salário não corresponde à sua experiência
Obviamente, tem de fazer face às despesas e, idealmente, gostaria de ganhar mais do que apenas barelycover as suas contas todos os meses. Contudo, se o seu salário não for suficiente para cobrir as suas despesas básicas e tiver tentado negociar um salário mais elevado, é provavelmente uma boa ideia recusar a oferta.
A excepção a isto poderá ser se estiver a mudar de carreira a meio da vida e a recomeçar ao nível de entrada.
Benefícios são para empregados a longo prazo
Existem muitos benefícios surpreendentes em oferta que são tentadores - cupões de alimentação, contribuições para pensões, subsídios culturais e desportivos, deslocações pendulares, mas todos estes benefícios são para empregados que já estão na empresa há muito tempo. E por um longo período de tempo, entendemos vários, digamos seis, anos.
Se não se qualificar para benefícios após o período de estágio, ou o mais tardar num ano, não é uma oferta de emprego lucrativa.
Não oferece o que se precisa
Todos têm diferentes "obrigatoriedades" na sua lista de empregos. Pode ser a capacidade de trabalhar remotamente várias vezes por semana (permanentemente), ou talvez queira horários flexíveis para poder estar perto dos seus filhos. Seja o que for, se este "essencial" não estiver na oferta de emprego, talvez queira recusá-lo.
Isto não significa que a oferta de emprego será ou deverá ser perfeita. Considere o que pode fazer sem,estar aberto a compromissos.
Deveres de trabalho não claramente especificados
Por vezes as ofertas de trabalho não são bem descritas. Candidate-se de qualquer forma com a expectativa de que o recrutador lhe explique o trabalho,mas isso não acontece. Agora tem uma oferta,mas não faz ideia de quais são os deveres específicos do trabalho. O título do trabalho diz-lhe algumas coisas,mas não tudo,sobre o trabalho. Se já passou por todo o processo de entrevista e ainda não sabe o que o trabalho implica, deve descobrir mais informações ou passar o trabalho.
Não é sensato aceitar um trabalho "misterioso". Para começar, é provável que o que pensava que ia fazer e o que realmente faz seja tão diferente que não vai conseguir nada com o trabalho. Ou acaba por ficar infeliz e aborrecido porque o trabalho é tão diferente das suas expectativas.