2025.56 - Técnico Superior na área de Compras - Veículos
Descrição da Função
A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (“ESPAP, I. P. ”) pretende recrutar 2 (dois) trabalhadores/as em regime de cedência de interesse público / contrato individual de trabalho, ao abrigo do disposto nos artigos 1. º, n. º 3, e 1. º-A, do Decreto-Lei n. º 117-A/2012, de 14 de junho, 17. º, n. º 1, do Decreto-Lei n. º 133/2013, de 3 de outubro, e 241. º e seguintes da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (“LTFP”), aprovada em anexo à Lei n. º 35/2014, de 20 de junho, ou comissão de serviço prevista no artigo 20. º, do Decreto-Lei n. º 133/2013, de 3 de outubro, para o exercício de funções de Técnico Superior, na área de Compras - Veículos, da carreira de Técnico Superior para o Núcleo de Veículos do Estado e Logística (NVEL) da Direção de Serviços Partilhados de Compras Públicas (DSPCP). As funções a desempenhar e que caracterizam o posto de trabalho são análogas às previstas para o conteúdo funcional de Técnico Superior, em consonância com o conteúdo definido no Regulamento de Carreiras da ESPAP, I. P. , compreendendo, entre outras, elaborar propostas e projetos de regulamentação, políticas de frota e orientações necessárias à adequada gestão e utilização dos veículos que integram o Parque de Veículos do Estado (PVE), bem como promover o cumprimento das normas aplicáveis aos veículos que integram o PVE.
- Gerir o PVE, assegurando a aquisição, locação e a afetação, manutenção, assistência, reparação, abate e alienação de veículos, bem como dos bens e serviços necessários para o efeito.
- Manifestar interesse sobre a integração de veículos apreendidos no PVE, procedendo à atribuição e legalização, nos casos em que tal se verifique. Assegurar a satisfação das necessidades das entidades abrangidas pelo regime jurídico do PVE, no que se refere à utilização de veículos, incluindo a gestão das respetivas frotas bem como a elaboração e atualização do inventário do PVE;
- Proceder à recolha e monitorização de dados relativos aos veículos que integram o PVE e à respetiva utilização e divulgar a informação relativa ao PVE com desagregação de categorias e segmentos de veículos e níveis de emissão de CO2, assegurando a atualização dos critérios financeiros e ambientais a que obedecem as aquisições centralizadas.
Perfil
Licenciatura pré-Bolonha ou Licenciatura pós-Bolonha com Mestrado nas áreas de Engenharia; Gestão; Economia ou em áreas relevantes para as funções a desempenhar;
Experiência profissional igual ou superior a 1 ano em atividades relacionadas com contratação de veículos, Aluguer Operacional de Veículos (AOV) ou gestão de frotas.
Excelentes capacidades analíticas, em especial conhecimentos/experiência anterior na aplicação de competências quantitativas e qualitativas na monitorização de estratégias e planos de ação;
Conhecimentos na identificação e definição de requisitos aplicáveis à contratação de veículos, Aluguer Operacional de Veículos (AOV) ou gestão de frotas;
Conhecimentos relativamente ao funcionamento dos mercados de venda e locação de veículos e mecanismos de formação de preços;
Aptidão para a preparação, condução e dinamização de reuniões, workshops e outros eventos;
Bons conhecimentos de informática enquanto utilizador;
Decisão, proatividade, iniciativa, autonomia, capacidade de trabalho em equipa;
Domínio da língua portuguesa e bons conhecimentos e capacidades de comunicação escrita e verbal em inglês.
Competências Transversais/Nucleares: Orientação para a Colaboração - Estabelecer relações efetivas com os seus interlocutores, contribuir para uma rede relacional colaborativa e promover um clima de
- estar para alcançar objetivos comuns;
Orientação para Resultados - Focar a ação em objetivos que acrescentam valor para a sociedade e para o cidadão, otimizando a utilização dos recursos, garantindo elevados padrões de qualidade e, no seu todo, a sustentabilidade da atividade na organização
Competências Transversais/Funcionais: Comunicação - Transmitir informação com clareza, utilizando todas as vias de suporte disponíveis para o efeito, e adaptar a forma e o conteúdo à audiência, assegurando que a mensagem é bem recebida e corretamente interpretada;
Iniciativa - Agir proativamente no sentido de alcançar os objetivos, intervir com autonomia em contextos críticos, realizar atividades mesmo que fora do âmbito da sua intervenção com o propósito de facilitar a resolução de problemas, procurar soluções mesmo que não tenha sido solicitado/a a fazê-lo, atuar com prontidão perante as solicitações da Organização;
Negociação e Influência - Criar uma imagem de credibilidade e utilizar argumentos convincentes que apelam às necessidades dos outros e os persuadem a mudar de ponto de vista, lidar eficazmente com situações complexas, negociar para ganhar o acordo dos outros e atingir os resultados desejados.
Horário
O período normal de trabalho é de 40 horas semanais, distribuídas de segunda a
- feira em regime de horário flexível. A jornada diária é de 8 horas, incluindo intervalo para almoço. O trabalho poderá ser prestado em regime híbrido de teletrabalho (2 dias presenciais e 3 dias remotos), caso a natureza das funções a desempenhar o permitam.
Oferta
- Nós, e
SPap, oferecemos - Conciliação da vida profissional, familiar e pessoal
- Evolução profissional
- Participação em projetos aliciantes e motivadores
- Integração em equipa sólida e dinâmica
- Acesso a formação diversificada
- Estrutura de comunicação com formalidade reduzida
Localização
- Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (ESPAP, I. P. ), Avenida Leite de Vasconcelos, 2, Alfragide, 2614-502 Amadora, ou no «Campus XXI», sito em Avenida João XXI, n. º 63, 1000-300 Lisboa.
Observações
Requisitos de admissão Trabalhadores detentores de vínculo de emprego público nas modalidades previstas na LTFP e no regime jurídico do sector público empresarial ou candidatos sem vínculo público. Avaliação e seleção Em conformidade com o disposto no artigo 74. º, n. º 3, do Regulamento Interno da ESPAP, I. P. , será dada preferência na ocupação de postos de trabalho a trabalhadores com prévia relação jurídica de emprego com organismos da Administração Pública ou do sector público empresarial. As candidaturas serão objeto de análise curricular, complementada por entrevista profissional, sendo que apenas os/as candidatos/as pré-selecionados/as na análise curricular serão contactados para a realização de entrevista. A aplicação do método de seleção é efetuada de modo sequencial, sendo apreciadas, em primeiro lugar, as candidaturas dos candidatos com prévio vínculo público, e, subsequentemente, as demais candidaturas. Sempre que da aplicação sequencial dos métodos de seleção resulte a aprovação de candidato(s) com vínculo prévio à Administração Pública ou do setor público empresarial, será dada preferência ao seu recrutamento, sendo que, no caso em que o número de postos de trabalho disponíveis seja igual ou inferior ao número de candidatos nestas condições, o processo de recrutamento poderá ser encerrado. No caso em que o número de postos de trabalho disponíveis seja superior ao número de candidatos com vínculo prévio à Administração Pública ou do sector público empresarial,
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- á com a aplicação dos métodos de seleção às demais candidaturas.
Formalização das candidaturas Requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Diretivo da ESPAP, I. P. , acompanhado do curriculum vitae, detalhado e atualizado, e cópia do certificado de habilitações literárias, sob pena de exclusão. Exclusivamente em formato digital, através do link: //espap. gov. pt/Front
End/Paginas/Genericas/Recrutamento_Consulta_tpl_1. aspx? ID=225
Nois candidatos com prévia relação jurídica de emprego com organismos da Administração Pública ou do sector público empresarial é adicionalmente exigido declaração de funções com menção expressa do vínculo, da carreira/categoria que detêm, da posição e nível remuneratório e correspondente remuneração mensal, e do serviço ou organismo a que pertence, sob pena de exclusão. Os candidatos estrangeiros, nacionais de um país que não integra a UE, devem ainda anexar à sua candidatura: comprovativo de que residem em Portugal e comprovativo do grau habilitacional ou profissional, devidamente reconhecido, quando adquirido noutro país que não Portugal, sob pena de exclusão.
- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: eSPap, I.P. Localização: Amadora
Amadora, Lisboa, PortugalPublicado: 15. 11. 2025
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