Assistant Registrar
A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição privada que tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres.
O Centro de Arte Moderna é um centro de arte e cultura que reúne a maior coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa. Com um edifício renovado e uma nova extensão do Jardim, o CAM tem como missão potenciar o poder transformador da arte de modo a promover a mudança social e individual.
Procuramos reforçar a equipa do Centro de Arte Moderna com um/a Registrar, que será responsável por apoiar o Registrar de Coleções / Exposições, nas atividades que envolvem o planeamento, movimentação e registo das obras de arte das coleções / exposições e das obras de arte propriedade de outras entidades em depósito nas reservas do CAM, de acordo com as normas e os procedimentos em vigor, e assegurando a execução das boas práticas em conformidade com os requisitos de conservação exigidos.
Condições contratuais: Contrato de Trabalho Sem Termo
Candidaturas até 25 de abril
Principais responsabilidades
Prestar apoio na verificação e preparação da documentação implícita à movimentação das obras, sendo o ponto de contacto entre a Fundação e o requisitante. Criar as fichas de empréstimo, exposição e movimento na base de dados Inarte. Organizar a documentação associada em suporte digital,
- a disponível para consulta.
Apoiar o Registrar na verificação das localizações das obras selecionadas para cada exposição e colaborar na abertura das fichas de exposição e de movimento na base de dados Inarte. realizar o registo fotográfico para documentar a localização e o estado das obras.
Apoiar o Registrar e Curador responsável pelas Aquisições/Doações no momento da receção das obras na Fundação Gulbenkian, colaborando na verificação do estado de conservação das obras e preparação de Condition Reports.
Apoio no processo de atribuição da localização habitual da obra nas Reservas, em articulação com a Museografia, e realizando o respetivo registo de localização na Base de dados Inarte.
Realizar o acompanhamento presencial do movimento das obras nos espaços internos da Fundação (reservas, galerias, áreas técnicas, etc. ), criar a ficha de movimento e o registo da localização das obras na base de dados Inarte. Organizar a documentação associada em suporte digital,
- a disponível para consulta.
Colaborar na elaboração dos conditions reports, para as peças adquiridas, para empréstimo e para exposição, e realizando o seu registo na base de dados Inarte.
Prestar apoio no armazenamento das obras nas reservas, em colaboração com o Registrar e as equipas de Museografia e de Curadoria.
Prestar apoio ao Registrar na compilação da informação/documentação necessárias para suporte às auditorias internas e externas, de acordo com as normas e os requisitos exigidos.
Assegurar o arquivo corrente de toda a documentação criada e recebida no âmbito da movimentação de obras, organizando os processos individuais de empréstimo (por ano, entidade) em suporte digital, e prestando apoio necessário na seleção de documentos a enviar para o arquivo histórico da Fundação Gulbenkian.
Competências requeridas
Licenciatura e Mestrado em Museologia e/ou História de Arte e Restauro ou áreas similares.
Experiência mínima de 1 a 2 anos em funções similares.
Domínio do inglês.
Domínio do Microsoft Office.
A Fundação Calouste Gulbenkian incentiva a candidatura de todas as pessoas, independentemente da sua idade, género, orientação sexual, origem étnica, religião, deficiência ou incapacidade, em particular aquelas que se identificam com grupos
- representados nas diversas iniciativas que a Fundação promove.
- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: Fundação Calouste Gulbenkian Localização: Porto
Porto, Porto District, PortugalPublicado: 24. 6. 2025
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