Diretor de Operações
Resumo
Estamos a apoiar uma organização industrial portuguesa de referência, com forte presença internacional e reconhecida pela aposta em inovação e qualidade, na identificação do seu futuro Diretor de Operações | Chief Operating Officer (COO). Trata-se de um desafio estratégico, orientado para a consolidação da eficiência produtiva, envolvimento humano das estruturas e melhoria contínua e suporte ao crescimento sustentável da organização, em linha com a sua visão de reforço competitivo nos mercados onde atua.
Posição: Diretor de Operações | Chief Operating Officer (COO)
Áreas sob a sua coordenação (reportes diretos): Produção, Planeamento, Industrialização e Gestão de Projeto, Logística, Compras, Manutenção, Qualidade, Melhoria Contínua, Higiene e Segurança no Trabalho e IT.
Missão da função
Assegurar a gestão integrada, eficiente e sustentável de toda a operação industrial e respetivas Pessoas, desde a produção até à expedição, garantindo qualidade, prazos e rentabilidade, promovendo a melhoria contínua, a inovação de processos e de uma cultura de segurança, com impacto direto na competitividade da empresa.
Principais desafios
- Organizar uma unidade industrial com forte tradição, mas que exige adaptação contínua a novas exigências de clientes, mercado e prazos mais curtos e maior pressão nos custos;
- Ser o motor de mudança na eficiência produtiva, robotização, digitalização de processos e práticas de sustentabilidade, assim como, na criação de sinergias e coaching / desenvolvimento das equipas a cargo;
- Manter a cultura operacional de confiança, rigor e flexibilidade, para garantir que a PME mantenha competitividade face a players globais;
Principais responsabilidades
- Gestão de Pessoas, Liderança e Organização
- Gerir e desenvolver equipas multidisciplinares, com objetivos claros de produtividade, motivação e engagement das Pessoas;
- Ser um elo de ligação entre a estratégia e a execução operacional, fazendo cumprir os objetivos definidos e processos de trabalho da organização;
- Contribuir para a definição e execução da estratégia de crescimento da organização;
- Produção e Planeamento
- Garantir o cumprimento rigoroso dos planos de produção em alinhamento com as encomendas e prazos de entrega;
- Otimizar com as equipas os fluxos produtivos, redução de desperdícios e tempos mortos;
- Acompanhar e monitorizar os principais KPIs de performance com as áreas e equipas envolvidas nos planos de ação respetivos;
- Higiene, Segurança e Ambiente
- Garantir a aplicação das normas de Higiene, Segurança e Ambiente (HSA) de acordo com a legislação;
- Cultivar uma cultura de prevenção e responsabilização coletiva;
- Logística e Compras
- Supervisionar a cadeia de abastecimento, desde a seleção de fornecedores à gestão de stocks e expedição;
- Negociar condições de compra que assegurem qualidade, prazos e custos competitivos;
- Manutenção
- Assegurar a operacionalidade e fiabilidade dos equipamentos industriais;
- Patrocinar a implementação de planos de manutenção preventiva e corretiva necessários;
- Qualidade e Melhoria Contínua
- Promover e monitorizar o cumprimento dos padrões de qualidade do produto final com as equipas;
- Priorização dos projetos em curso;
- Acompanhamento da implementação do sistema de RFID na empresa e outros projetos prioritários para o bom desempenho operacional da organização;
- Industrialização e Gestão de projeto
- Garantir o acompanhamento dos processos de industrialização produtiva;
- Acompanhar dando suporte ao gestor de projetos, para que apoio na sua execução atempada;
Perfil e competências para a posição
- Formação superior em Engenharia Industrial, Gestão Industrial ou área equivalente ou especialização relevante para a posição (Pós-Graduação e/ou MBA serão valorizados);
- Experiência mínima superior a 5 anos (até 10 anos) em posições de Direção de Operações / COO ou Produção no setor industrial (preferencialmente indústrias transformadoras) em contexto de PME (obrigatório);
- Liderança prática, capacidade de mobilizar equipas e fomentar um ambiente colaborativo e de melhoria;
- Capacidade de antecipar e mitigar riscos, com habilidades de resolução de problemas;
- Sólidos conhecimentos de Lean Manufacturing, gestão de projetos e indicadores de desempenho;
- Visão estratégica com forte orientação para resultados, capacidade de organização, negociação e resolução de problemas complexos;
- Excelentes capacidades de comunicação, relação interpessoal e trabalho em equipa;
- Versatilidade e capacidade adaptativa aos desafios diários;
- Fluência nas línguas portuguesa e inglesa (obrigatório).
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- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: Descompagnons Trabalho Temporário Lda Localização: Braga
Braga, Braga, PortugalPublicado: 4. 10. 2025
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