Gestor Comercial e Operações
A MAKRO é filial portuguesa do Grupo METRO, líder no mercado da grande distribuição. Estamos presentes em 25 países e o nosso propósito é viver a paixão pela gastronomia portuguesa, levando ao mundo a sua diversidade.
Somos uma empresa global que atua localmente. Os nossos produtos e serviços definem os padrões para o futuro: foco no cliente, inovação tecnológica e modelos de negócios sustentáveis. Somos o parceiro de excelência do canal Ho
Re
Ca.
A Diversidade e Inclusão são valores essenciais para a makro e fundamentais para o nosso sucesso. Ao promover uma cultura de respeito, justiça e igualdade de oportunidades, criamos um ambiente de trabalho onde todos os nossos colaboradores se possam sentir valorizados e respeitados.
É por isso que na makro tens “m formas de acrescentar valor". É com este mote que celebramos quem somos, como trabalhamos e o poder deste nosso “m”, que representa o melhor que há na nossa equipa e o impacto positivo que, todos os dias, criamos juntos.
https://youtu. be/IDMdj
KZv
Gl0
MISSÃO
Liderar e coordenar a operação comercial da loja, implementando estratégias para maximizar as vendas e a rentabilidade. Assegurar a execução eficaz da estratégia da loja e impulsionar a eficiência operacional através de processos MFC e ferramentas digitais nas várias secções, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência cliente. Deve promover uma cultura de excelência no atendimento ao cliente, assim como motivar e desenvolver a equipa para alcançar elevados níveis de performance e produtividade.
RESPONSABILIDADES
FOCO NO CLIENTE E CRESCIMENTO
- Implementar a estratégia comercial centrada numa abordagem multicanal, alinhada com a visão global da empresa e adaptada ao contexto local;
- Monitorizar e analisar o comportamento dos clientes (share of wallet, frequência de visitas, valor médio de compras, rentabilidade) e garantir a implementação de estratégias de ativação ao longo do ciclo de vida do cliente;
- Promover uma comunicação eficaz entre a equipa de Chefes de Secção, FSD e Sales Force garantindo execução eficaz da estratégia da loja;
VENDA PROATIVA
- Analisar as atividades diárias da equipa, as vendas e o feedback dos clientes para identificar oportunidades de negócio;
- Coordenar e promover junto dos Chefe de Secção a visita e interação com os clientes;
- Promover uma abordagem centrada no cliente com a equipa da loja através da dinamização de ações em loja como eventos para clientes, degustações, entre outros.
NÍVEL DE SERVIÇO E EFICIÊNCIA OPERACIONAL
- Garantir máxima disponibilidade de produtos, monitorizando os KPIs relevantes (Vendas, Stocks, availability, etc);
- Assegurar que os colaboradores utilizam os sistemas operacionais e digitais para manter níveis de stock precisos de forma a otimizar a eficiência operacional (inventários, reposição, correções de stock, etc. );
- Monitorizar a produtividade e eficiência da equipa, de forma a otimizar a alocação de FTE´s a cada área;
- Cumprir com os requisitos legais como HACCP, normas de segurança e normas laborais, bem como os Standard Operating Procedures da METRO (planeamento de inventário, planogramas, etc).
LIDERANÇA
- Identificar e desenvolver talentos e assegurar uma linha de sucessão sólida a nível de loja;
- Criar uma equipa de trabalho motivada, cooperativa e apaixonada que proporciona uma experiência cliente positiva;
- Monitorizar a produtividade e performance dos colaboradores (pessoa certa no lugar certo) ao longo de todas as fases do ciclo de vida do colaborador;
- Ser um role model no cumprimento dos METRO Fundamentals, inspirando a equipa a seguir as melhores práticas e padrões da empresa;
- Facilitar a cooperação entre áreas para alcançar objetivos comuns e melhorar a eficácia operacional.
QUALIFICAÇÕES
- Formação Superior na área de Gestão ou similar;
- Experiência em função de responsabilidade similar na área do retalho/distribuição (5 a 8 anos);
- Bons conhecimentos de ferramentas Office;
- Disponibilidade para trabalhar com horários rotativos;
- Conhecimentos de Inglês.
COMPETÊNCIAS
- Liderança;
- Focado na orientação para cliente e resultados;
- Capacidade de planeamento e organização.
COM A MAKRO IRÁS TER:
- Integração num grupo empresarial sólido com dimensão internacional e com um ambiente de trabalho dinâmico e proativo;
- Seguro de vida e seguro de saúde;
- Plano de formação inicial e contínuo com oportunidades constantes de aprendizagem;
- Descontos para funcionários nas nossas lojas Makro, bem como outros descontos na nossa rede de parceiros;
- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: Makro Portugal Localização: Faro
Faro, Faro District, PortugalPublicado: 25. 9. 2025
Vaga de emprego atual
Seja o primeiro a candidar-se à vaga de emprego oferecida!