Junior Key Account Manager
Dentro do departamento de Vendas Moderna, o Key Account Manager Júnior, terá como principal missão ser responsável direto de diversas contas da distribuição moderna, para além de apoiar a gestão de outras contas e dar suporte a todo o negócio da grande distribuição em Portugal.
Reportará diretamente ao Chefe de Vendas do canal moderno.
Principais tarefas
- Gestão de diversas contas do canal moderno:
- Ser especialista quanto ao funcionamento das contas atribuídas;
- Atingir os objetivos definidos de vendas e rentabilidade;
- Elaborar plano comercial por cada conta responsável, com definição de objetivos quantitativos, análise SWOT, plano de investimento e recursos necessários;
- Elaborar propostas comerciais regulares, quer de gamas permanentes, quer de atividades promocionais;
- Promover ações de formação (quando necessário) para equipas de central de compras e/ou pessoal de ponto de venda das contas atribuídas;
- Gerir e fazer o devido seguimento da relação entre as contas atribuídas e os diversos departamentos da empresa: vendas, marketing, business care, demand planning, crédito, assistência técnica, etc.
- Gerir a rentabilidade e impacto nas vendas da atividade promocional: gestão de MAPP’s (rentabilidade promocional/coleções) e estimativa de vendas;
- Definição e atualização regular da estimativa de vendas das contas atribuídas;
- Gerir a negociação de contratos gerais de fornecimento, bem como contratos promocionais, junto com o Chefe de Vendas, das contas atribuídas;
- Analisar de forma constante o mercado de ferramentas e o seu entorno no canal moderno, incluindo visitas regulares aos pontos de venda;
- Realizar análises de vendas e rentabilidade de forma a acompanhar regularmente a performance das contas atribuídas;
- Monitorizar as atividades da concorrência;
- Utilização de todas as ferramentas informáticas disponíveis para desempenho da função e avaliação da atividade.
Apoio ao departamento canal moderno em Portugal:
- Apoio a tarefas de back office: gestão estimativas, ficheiros de carregamento de preços em sistema, propostas comerciais, gestão de MAPP’s, etc. ;
- Apoio na gestão global do canal moderno, incluindo todas a tarefas referentes ao canal moderno ibérico (reuniões e sinergias com as contas com envolvimento ibérico, ou seja, presentes no mercado em Portugal e Espanha);
Responsabilidades
- Gerir de forma operativa as diversas contas atribuídas e desenvolver o volume de negócios de modo a atingir os objetivos de vendas e rentabilidade;
- Fortalecer as relações e a parceria comercial com todos os clientes;
- Atualizar e ajustar a gestão das contas tendo em conta os objetivos definidos pela empresa (estratégia local e internacional) e o comportamento do mercado;
- Apoio na gestão global do canal moderno;
- Desenvolver e melhorar processos de gestão, aplicar novas ideias e melhores práticas no canal moderno;
- Detetar riscos e criar oportunidades de negócio, quer em contas atribuídas quer na prospeção de novas contas.
Competências e Aptidões
- Aptidões para negociar com grandes contas (experiência valorizável);
- Aptidões ou conhecimento do mercado de ferramentas (valorizável);
- Aptidões ou conhecimento do mercado da distribuição em Portugal;
- Experiência em análise de dados de vendas, margens, rentabilidade – realização de relatórios;
- Profissional apto para apresentação de soluções, empático, organizado, responsável e honesto;
- Profissional proativo, criativo, com facilidade de relacionamento interpessoal e excelentes capacidades de comunicação;
- Capacidades de liderança e de trabalhar em equipa;
- Capacidade para gerir vários projetos em simultâneo.
Relações Chave
Internas: Vendas – Business Care - Crédito – Demand Planning – Marketing – Assistência Técnica;
Requisitos
Habilitações
- Educação: Licenciatura em Gestão Comercial, Economia, Gestão de Empresas, Marketing ou áreas equivalentes;
- Idiomas: Português (nativo) + Alto nível de Inglês + Espanhol (desejável);
- IT: Excelente conhecimento de ferramentas informáticas [Office (Power BI valorizável), Internet, SAP (valorizável), etc. ]
Conhecimento & Experiência
- Experiência: 2 anos como Key Account Manager Júnior, Assistente de Vendas, Product Manager Júnior, etc. em empresa multinacional (valorizável).
Localização
- Região da Grande Lisboa
Gestor de Obra – Apoio Técnico e Pós-Venda
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