Portfolio Finance Manager
MISSÃO | Este profissional integrará a equipa financeira da holding, com responsabilidade na otimização dos processos financeiros e de gestão do portefólio de participações. Apoiará diretamente o CFO na áreas de planeamento, controlo e reporting, contribuindo com informação relevante e fiável para tomada de decisão estratégica. Será responsável por garantir a qualidade e consistência dos processos de recolha, tratamento e produção de informação de gestão, assegurando a sua crescente automatização e digitalização, de forma a promover uma maior visibilidade sobre o desempenho das empresas participadas. A posição
- se pela capacidade de análise crítica e estratégica, indo além das abordagens de controlo tradicionais. Terá como foco o acompanhamento das alavancas de valor dos diferentes ativos do grupo, apoiando a tomada de decisões eficientes do ponto de vista da alocação de capital.
- Preparar relatórios financeiros prospetivos, previsões e implementar dashboards ao nível do portefólio e da holding;
- Analisar variações, riscos e tendências de forma proativa, para apoiar decisões de alocação de capital e mitigação de riscos;
- Conceber e manter modelos de liquidez entre as várias entidades, destacando necessidades e excedentes de financiamento;
- Produzir relatórios financeiros e de gestão de alta qualidade, em inglês, para o Conselho de Administração e equipa de investimento;
- Liderar a implementação e otimização de software de monitorização de portefólio e de reporting financeiro;
- Colaborar com consultores externos e fornecedores de TI na adoção de soluções potenciadas por IA para acelerar os ciclos de reporte;
- Melhorar continuamente os processos de recolha, consolidação e visualização de dados em todo o grupo;
- Assegurar o cumprimento de controlos financeiros adequados e garantir a fiabilidade dos registos contabilísticos;
- Colaborar com auditores, consultores fiscais e outros peritos externos quando necessário;
- Apoiar o CFO e a equipa de investimento em processos de due diligence e integração de novos investimentos;
- Ajudar as equipas financeiras das empresas participadas a melhorar práticas de orçamentação, previsão de tesouraria e reporting;
- Servir como parceiro financeiro para líderes operacionais, sempre que necessário.
- Experiência prévia em private equity, serviços de transações (Big 4) ou auditoria com exposição a áreas de consultoria;
- 5 anos de experiência profissional em controlo financeiro, FP&A, reporting de investimento ou funções similares;
- Capacidade comprovada de desenvolver informação de gestão orientada para a tomada de decisões estratégicas;
- Domínio do inglês (oral e escrito) – todos os relatórios são elaborados em inglês;
- Domínio do Excel e de ferramentas de reporting financeiro, experiência com ferramentas digitais ou potenciadas por IA é uma
- valia; - Qualificação contabilística é preferencial, mas não obrigatória caso exista experiência relevante.
- Perfil altamente analítico e pensamento estruturado, com curiosidade comercial;
- Proativo/a e orientado/a para soluções – antecipa problemas e pensa estrategicamente;
- Espírito crítico e criativo – capaz de ligar ideias, questionar pressupostos e propor abordagens inovadoras;
- Confortável com tecnologia – adere facilmente a novas ferramentas e processos digitais;
- Capacidade de trabalhar de forma autónoma num ambiente ágil e exigente;
- Excelentes competências interpessoais para interagir com equipas das empresas participadas e consultores externos.
Agradecemos a sua candidatura e informamos que apenas contactaremos candidatos elegíveis para o projeto.
Leça do Bailio, Porto, Portugal 4 weeks ago
#J-18808-Ljbffr- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: ARGO- People Strategy Localização: Porto
Porto, Porto District, PortugalPublicado: 9. 8. 2025
Vaga de emprego atual
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