Program and Delivery Manager
Procuramos um Program and Delivery Manager para se juntar à nossa do nosso cliente.
O responsável de programas e entregas desempenha um papel fundamental para garantir a entrega
- sucedida de programas e projetos complexos dentro de uma organização. Esta Função é responsável por supervisionar a gestão completa de múltiplas iniciativas, garantindo o alinhamento com os objetivos de negócio e entregando valor às partes interessadas. O Responsável de Programas e Entrega trabalha em estreita colaboração com equipas multifuncionais, liderança executiva, fornecedores e clientes para impulsionar a execução do projeto, mitigar riscos e alcançar os resultados desejados.
Responsabilidades-chave
- Liderar o planeamento, a execução e a entrega dos programas e projetos, garantindo que são concluídos a tempo, dentro do âmbito e do orçamento.
- Definir os objetivos, entregas, marcos e critérios de sucesso do programa em colaboração com as partes interessadas.
- Gerir e coordenar equipas multifuncionais, atribuindo atividades, monitorizando o progresso e resolvendo problemas para garantir que as metas do programa são alcançadas.
- Desenvolver e manter documentação abrangente do programa e do projeto, incluindo planos de projeto, relatórios de estado, registos de riscos e pedidos de alteração.
- Identificar, avaliar e mitigar os riscos e problemas do programa, escal conforme necessário para garantir a resolução atempada.
- Comunicar o estado, os riscos e as dependências do programa às partes interessadas e aos patrocinadores executivos através de atualizações e apresentações regulares.
- Gerir as relações com clientes, fornecedores e parceiros externos para garantir a entrega sem problemas do programa e abordar quaisquer problemas contratuais ou de desempenho.
- Implementar as melhores práticas, metodologias e ferramentas de gestão de programas e projetos para otimizar a eficiência e a qualidade da entrega.
- Monitorizar o desempenho do programa, acompanhar as principais métricas e impulsionar iniciativas de melhoria contínua com base nas lições aprendidas.
- Garantir a conformidade com as políticas, normas e requisitos regulamentares da organização durante todo o ciclo de vida do programa.
Competências
- Licenciatura em Gestão de Empresas, Informática, Engenharia ou área afim (mestrado preferencial).
- Mais de 5 anos de experiência em gestão de programas, entrega de projetos ou área relacionada, de preferência numa organização complexa e matricial.
- A certificação em Project Management Professional (PMP), Agile ou equivalente é altamente desejável.
- Histórico comprovado de sucesso na gestão de programas e projetos multifuncionais de grande escala, desde o início até à conclusão.
- Fortes competências de liderança, negociação e resolução de conflitos.
- Excelentes capacidades de comunicação, apresentação e gestão de stakeholders.
- Sólidos conhecimentos de metodologias de gestão de programas e projetos (ex. : Agile, Waterfall, abordagens híbridas).
- Experiência com ferramentas e software de gestão de projetos (ex. : Microsoft Project, Jira, Asana).
- Capacidade de gerir múltiplas prioridades, trabalhar sob pressão e adaptar‑se às mudanças nas necessidades do negócio.
- Mentalidade analítica com fortes capacidades de resolução de problemas.
Pensamento Estratégico
- Liderança e Colaboração de Equipas
- Envolvimento de Stakeholders
- Gestão de Riscos
- Gestão da Mudança
- Tomada de Decisão
- Orientação para Resultados
- Experiência prévia em arquiteturas de TI com forte presença de sistemas de desenvolvimento customizados.
Principais Benefícios
- Integração em empresa multinacional em crescimento de negócio
- Oportunidade de desenvolvimento de carreira
- Oportunidade para desenvolver projetos aliciantes
- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: Randstad II - Prestação de Serviços, Limitada Localização: Lisboa
Lisboa, Lisboa, PortugalPublicado: 2. 12. 2025
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