Project Manager - Continuous Improvement, Innovation & Transformation
O Banco de Portugal admite gestor de projetos de melhoria contínua, inovação e transformação para o Departamento de Pessoas e Estratégia Organizacional.
- Prestar consultoria interna na otimização e melhoria contínua de processos, inovação, digitalização e transformação digital;
- Liderar ou participar em programas, projetos e grupos de trabalho no âmbito da inovação e transformação organizacional;
- Analisar e propor soluções de simplificação organizacional;
- Gerir projetos transversais numa ótica de Project management office (PMO):
- promover e estruturar as atividades em articulação com as partes interessadas;
- identificar e analisar funcionalmente os processos de negócio;
- elaborar requisitos funcionais;
- propor medidas (de transformação, digitalização ou automação) para melhorar a eficiência e a eficácia dos processos; acompanhar e comunicar o progresso das medidas adotadas;
- preparar e coordenar reuniões.
- Participar e dinamizar fóruns de inovação e transformação, contribuindo para identificar áreas de atuação prioritárias;
- Promover uma cultura transversal de inovação, contribuindo para a definição, a execução e o acompanhamento da estratégia de inovação no Banco, e garantindo a entrega de valor e o cumprimento das prioridades estabelecidas;
- Apoiar a gestão e a atualização do catálogo de processos e fomentar a sua utilização de forma transversal, em coordenação com as várias partes interessadas.
- Licenciatura pré-Bolonha, ou licenciatura pós-Bolonha com parte curricular do mestrado ou formação equivalente concluída, preferencialmente nas áreas de gestão, engenharia, informática ou matemática aplicada;
- Experiência profissional mínima de cinco anos em projetos de otimização e melhoria contínua de processos, inovação, digitalização, transformação digital e implementação de sistemas;
- Experiência em projetos de implementação SAP S4HANA ou SAP Success
Factors, nomeadamente nos módulos de gestão de recursos humanos (condição preferencial); - Experiência na gestão e na coordenação de projetos de transformação e digitalização,
- se a participação em iniciativas de inovação (condição preferencial); - Motivação para desenvolver competências em inovação, automação de processos e metodologias como Design Thinking, Agile ou Lean;
- Domínio de ferramentas Microsoft 365 (Power Apps, Power
Point, Word, Excel, entre outras); - Conhecimentos em tecnologias emergentes (process mining, inteligência artificial, machine learning, processamento de linguagem natural) e interesse pela sua aplicação na otimização de processos;
- Valorização de conhecimentos em linguagens de programação como Python ou R;
- Sentido de responsabilidade, idoneidade e orientação para o rigor e para a qualidade;
- Capacidade analítica, criatividade, espírito crítico e visão sistémica;
- Pró-atividade, dinamismo e atitude positiva perante a mudança;
- Excelentes competências de comunicação, relacionamento interpessoal e trabalho colaborativo;
- Capacidade de gestão eficaz do tempo e de prioridades;
- Domínio da língua inglesa (oral e escrito).
A possibilidade de trabalhar numa instituição de referência, que atua em contexto internacional e que privilegia a realização e o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Condições remunerativas compatíveis com a experiência e a responsabilidade da função a desempenhar.
O Banco de Portugal é um empregador que garante a igualdade de oportunidades a todos, respeitando a diversidade dos seus candidatos.
O percurso profissional anterior deve revelar uma conduta orientada por elevados padrões de ética profissional, equivalentes aos aplicáveis aos trabalhadores do Banco de Portugal.
- Deve revelar disponibilidade para o escrutínio necessário à verificação do cumprimento dos deveres gerais de conduta aplicáveis aos trabalhadores do Banco de Portugal;
- Deve manifestar um forte envolvimento na missão de interesse público que, por lei, é atribuída ao Banco de Portugal.
No momento da admissão, será solicitada a assinatura de uma declaração de tomada de conhecimento e de adesão ao Código de Conduta dos Trabalhadores do Banco de Portugal e ao Regulamento de Conduta do Banco de Portugal, disponíveis para consulta na página do Banco de Portugal:
- Código de Conduta dos Trabalhadores do Banco de Portugal;
- Regulamento de Conduta do Banco de Portugal;
- Guia Rápido — Ética e Conduta no Banco de Portugal.
Se reúne as condições requeridas, poderá apresentar a sua candidatura, até ao próximo dia 01/06/2025 (inclusive), preenchendo a ficha de candidatura eletrónica disponível na página do Banco de Portugal, na secção “O Banco”> “Recrutamento”:
Em caso de dificuldade no preenchimento ou no envio da ficha de candidatura eletrónica, por favor contacte o Banco de Portugal pelo telefone +351 213 130 000 (disponível nos dias úteis entre as 8h30 e as 18h00).
#J-18808-Ljbffr- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: Bportugal Localização: Lisboa
Lisboa, Lisboa, PortugalPublicado: 25. 5. 2025
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