Risco Operacional
O nosso cliente, um banco de investimento de atuação ibérica, está atualmente à procura de um Técnico de Risco Operacional para integrar a sua equipa.
Acerca da posição:
- Atuar no ramo de controlo de riscos financeiros e não financeiros com foco nos riscos não-financeiros;
- Ajudar naformalização dos processos e procedimentos nos documentos normativos;
- Contribuir paraa penetração na Organização de melhores práticas de controlo interno;
- Efetuar oseguimento regular dos riscos não financeiros (Operacional, Compliance, Reputacional, de Estratégia e de Governo Interno);
- Participar em exercícios periódicos, no âmbito do Plano de Continuidade de Negócio, assegurar a manutenção dos respetivos documentos integrantes e articular com os diferentes Órgãos do Banco que intervêm no mesmo;
- Proceder ao acompanhamento do Risco Reputacional do Grupo;
- Analisar os processos do Grupo Banco, com vista ao levantamento do potencial de erro de cada processo, de forma a quantificar esse risco e definir os controlos aplicáveis para respetiva mitigação;
- Monitorizar os indicadores de Risco do Grupo assegurando a comunicação atempada aos responsáveis das áreas da organização;
- Acompanhar os diferentes indicadores e alertas sobre os riscos não financeiros, bem como definir as respetivas ações de mitigação a executar pelos diferentes Órgãos do Grupo;
- Participar no levantamento de processos e fatores de risco subjacentes a atividades do Grupo;
- Participar na execução dos testes aos controlos averiguando a eficácia da mitigação dos fatores de risco;
- Preparar as recomendações e acompanhar a sua implementação;
- Participar nos processos de identificação, avaliação, acompanhamento e controlo dos riscos;
- Produzir relatórios diversos sobre matérias de gestão dos riscos ou análises específicas, a pedido;
- Preparar informação para Auditores externos e para o Banco de Portugal;
- Rever e propor alterações aos processos e métricas de controlo e mitigação de riscos do Grupo;
- Assegurarprojetos ou atividades específicas relacionadas com a Gestão de Riscos, conforme Plano de Atividades do Departamento ou mediante solicitação;
- Participar em processos de melhoria contínua transversais à organização, bem como os relacionados com o incremento da eficiência e eficácia da sua área de intervenção, identificando as ineficiências, sugerindo melhorias e colaborando na respetiva implementação;
- Manter-seatualizado no âmbito da sua função, e contribuir proativamente para o seu desenvolvimento profissional, participando e/ou propondo iniciativas que visem a aquisição ou reforço de competências.
- Licenciatura/Mestrado em Gestão, Economia ou similar (preferencial);
- Pós-graduação ou especialização nas áreas afins com a gestão de riscos ou MBA (preferencial);
- Experiência profissional mínima de 3 anos no setor bancário, preferencialmente na área de gestão de riscos e/ou nas empresas de auditoria e consultoria;
- Conhecimentos sobre os produtos financeiros transacionados pelo banco (transação e operativa) e princípios de controlo interno;
- Conhecimentos de gestão de riscos financeiros e não financeiros;
- Regulamentação aplicável ao setor bancário, em particular na área de risco;
- Fluência da língua inglesa (oral e escrita) e conhecimentos da língua espanhola (preferencial);
- Comunicação (oral e escrita), orientação para o cliente (interno e externo) e para objetivos;
- Planeamento e organização;
- Resoluçãode problemas, rigor e profissionalismo;
- Capacidade de análise;
- Iniciativa e proatividade;
- Curiosidade intelectual e aprender de forma contínua.
CANDIDATE-SE JÁ!
Sobre a vaga
Especialização:
Contabilidade e Finanças
Indústria:
Atividade Bancária
Tipo de trabalho:
Presencial
Nível de experiência:
Associado
Referência da vaga:
89WBDK-06D93AA4
#J-18808-Ljbffr
- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: Robert Walters plc Localização: Lisboa
Lisboa, Lisboa, PortugalPublicado: 18. 5. 2025
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