Sous chef
Missão:
O/a Sous Chef deverá demonstrar fortes competências culinárias, liderar a equipa, bem como na liderança de outras responsabilidades relacionadas com o serviço de cozinha. Executar funções com o objectivo de melhorar a satisfação dos hóspedes e associados. Deverá auxiliar na supervisão de todas as áreas da cozinha, garantindo a produção de um produto consistente e de alta qualidade. Deverá
- se pela orientação e desenvolvimento da equipa de trabalho. Garantir o cumprimento e execução correta das exigências a nível da higiene e segurança na manipulação dos alimentos utilizados. Deverá
- se pela supervisão de todas as áreas de preparação de alimentos (por exemplo, banquetes, serviço de quartos, restaurantes e refeitório para funcionários) bem como dos membros terceirizados.
Cooperar na liderança de operações de cozinha na propriedade:
- Fornecer directrizes para todas as operações diárias;
- Compreender e conhecer, em detalhe, as funções dos associados de modo a desempenhar as mesmas na ausência dos mesmos ou determinar a substituição apropriada para preencher as lacunas;
- Fornecer orientação aos associados, incluindo a definição de padrões de desempenho e monitorização dos mesmos;
- Utilizar competências interpessoais e de comunicação para liderar, influenciar e incentivar as outras pessoas; demonstrar sólidas competências de tomada de decisão a nível financeiro e comercial; demonstrar honestidade e integridade; liderar pelo exemplo;
- Incentivar e desenvolver a confiança mútua, respeito e cooperação entre os membros da equipa;
- Representar um modelo para comportamentos a adaptar;
- Garantir que as políticas da propriedade sejam administradas de maneira justa e consistente;
- Conferir os níveis de competências da equipa, de modo a garantir que o serviço ao hóspede, as necessidades operacionais e os objectivos financeiros sejam cumpridos;
- Estabelecer e manter relações abertas e colaborativas com os associados, garantindo que os mesmos façam o mesmo dentro da equipa de trabalho;
- Solicitar feedback aos associados, recorrendo à política de “portas abertas”; analisar os resultados da satisfação dos associados para identificar e abordar os problemas ou preocupações dos mesmos;
- Supervisionar e coordenar as actividades dos cozinheiros e outros trabalhadores envolvidos na preparação de alimentos;
- Demonstrar novas técnicas e equipamentos de cozinha para a equipa;
- Compreender e preparar a operação para cumprir as metas pedidas;
- Apresentar fortes competências nas tarefas administrativas diárias (Excel, Word, Power
Point, Agendamento, Sistemas de Pedidos); - Garantir uma adequada gestão dos custos alimentares, cartões de receitas e listas de verificação;
- Verificar os relatórios de segurança alimentar e elaborar planos de ação;
- Compreender a importância das pesquisas de satisfação dos hóspedes e mostrar flexibilidade para acomodar solicitações pessoais;
- Gerir o agendamento de acordo com as necessidades do negócio;
- Demonstrar capacidades a nível de planeamento de reuniões;
- Comunicar, de forma eficiente, com outros departamentos.
Definir e seguir metas para funções e atividades culinárias:
- Desenvolver e implementar diretrizes e procedimentos de controlo para as áreas de compras/economato;
- Gerir as despesas do departamento, incluindo os custos de alimentação, de fornecedores, uniformes e equipamentos;
- Participar nos processos orçamentais nas suas áreas de responsabilidade;
- Conhecer e implementar os padrões de segurança da marca.
Garantir que os padrões e responsabilidades culinárias sejam cumpridos:
- Fornecer orientações para a actualização de menus;
- Definir a apresentação dos alimentos e criar displays decorativos para os alimentos;
- Identificar produtos, apresentações e sabores de qualidade superior;
- Garantir a adequação das temperaturas na conservação de produtos alimentares;
- Garantir a existência de certificações necessárias para o desempenho dos associados;
- Manter os padrões de compra, recepção e armazenamento de produtos alimentares;
- Preparar e cozinhar alimentos de todos os tipos, de modo regular ou para eventos especiais;
Garantir o Atendimento de Excelência ao Cliente:
- Garantir serviço de excelência, satisfação e retenção do cliente;
- Melhora o serviço prestado através da comunicação e levantamento das necessidades individuais dos clientes/hóspedes através da orientação e feedback;
- Gerir as operações diárias, garantindo a qualidade dos padrões exigidos bem como das expectativas do cliente;
- Demonstrar liderança perante os hóspedes, através de um atendimento exemplar e ambiente positivo na relação com os mesmos;
- Responder e resolver os problemas e reclamações dos hóspedes.
Gerir atividades de recursos humanos:
- Identificar as necessidades de desenvolvimento (coaching ou outro);
- Orientar os associados com base na cozinha de qualidade e excelente apresentações de pratos;
- Administrar o processo de avaliação de desempenho;
- Interagir com CDC e Sous Chefs na formação de conhecimentos de produtos alimentares e composição do menu;
- Garantir que os procedimentos disciplinares e a documentação sejam concluídos de acordo com os procedimentos operacionais (SOPs e LSOPs), bem como apoiar o processo de revisão por pares.
Formação/Experiência Profissional:
- Formação profissional/superior na área de cozinha;
- Experiência profissional na função.
Conhecimentos Linguísticos:
- Domínio de inglês e português. Outros idiomas serão valorizados.
- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: Hyatt Regency Lisboa Localização: Setúbal
Setúbal, Setubal, PortugalPublicado: 22. 8. 2025
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