Strategy and M&A Analyst
A SIBS existe para tornar mais simples o que já foi complicado. Por isso, hoje quando pensamos numa transação financeira,
- se sempre em algo que se faz com o mero pressionar de um botão ou um passar de um cartão. Com mais de três décadas de existência e uma história de sucesso pautada pela inovação tecnológica e competitividade, somos uma referência internacional e um dos maiores processadores de pagamentos eletrónicos da Europa e África. Entre as marcas mais conhecidas destacamos o MULTIBANCO, o MB NET e o MB WAY. E para que continuemos a inovar, ano após ano, o Grupo SIBS estuda e desenvolve novas soluções que fazem com que a vida de todos nós, pessoas e empresas, seja ainda mais simples. Procuramos constantemente profissionais que assumam este compromisso e com capacidade de desempenhar funções em ambientes, exigentes, desafiantes e tecnologicamente inovadores.
Enquadramento:
A posição de Strategy and M&A Analyst na SIBS oferece a oportunidade única para integrar o Departamento de Estratégia e adquirir uma visão transversal sobre o negócio, bem como ganhar uma perspetiva abrangente do setor dos pagamentos.
Como Strategy and M&A Analyst, terás um papel ativo na condução de processos de expansão inorgânica, seja através de aquisições, iniciativas greenfield ou formação de parcerias, tanto nos mercados onde o Grupo SIBS já opera como em novas geografias de interesse, contribuindo, assim, para a estratégia de internacionalização do Grupo SIBS.
Esta posição oferece uma exposição
-
- end de M&A, incluindo:
• Prospeção de mercado e identificação de oportunidades;
• Análise financeira de
- alvo;
• Avaliação financeira de negócios e cálculo de sinergias;
• Coordenação de stakeholders, como advisors e equipas internas;
• Integração pós-aquisição, atuando como PMO e garantindo a implementação eficaz de iniciativas estratégicas no Grupo.
Perfil:
_ Licenciatura ou Mestrado em Economia, Gestão, Finanças ou equivalente (obrigatório).
_ Certificação profissional concluída ou em curso (e. g. CFA) (desejável).
_ Candidato com 2 a 3 anos de experiência profissional em M&A, banca de investimento, corporate finance ou funções semelhantes, com experiência em processos de M&A e valorização de empresas / modelização financeira.
_ Sólido conhecimento financeiro, nomeadamente análise e interpretação de relatórios financeiros (inc. P&L, balanços e
- flow statements), familiaridade com os vários métodos de avaliação de negócios (e. g. , DCF, múltiplos, etc. ), experiência prática em modelos de avaliação e análise de sinergias.
_ Pensamento estratégico e competências de consultoria, com capacidade para gerir projetos de integração com uma abordagem de PMO.
_ Pensamento analítico conjugado com espírito crítico para elaborar recomendações espontâneas em cenários de incerteza e com recurso a informação incompleta.
_ Elevado nível de fluência escrita e oral em inglês, com a capacidade de conduzir conversas e reuniões nesse idioma.
_ Comunicação escrita e oral estruturada, com boas capacidades de apresentação e argumentação para gerir stakeholders de forma eficaz e com a liderança necessária.
_ Exibir uma ética de trabalho excecional, determinação elevada e compromisso de excelência na execução das tarefas desempenhadas.
Descrição da função:
End-to-end M&A:
_ Realizar análises de mercado para identificar potenciais alvos de aquisição, alinhados com a estratégia de M&A do Grupo, com recurso a informação limitada & pública.
_ Realizar análises financeiras detalhadas, cálculos de sinergias e avaliações de
- alvo, com recurso a informação adicional.
_ Elaboração do racional da transação para a aquisição de
- alvo, incluindo a definição da visão estratégica, sinergias e do valor acrescentado da transação, para apresentação à gestão de topo.
_ Desenvolver modelos financeiros detalhados para apoiar decisões de M&A.
_ Coordenar e apoiar os processos de due diligence financeira, legal, operacional, entre outras, assegurando a gestão dos vários intervenientes no processo (e. g. , consultores e equipas internas).
Integração Pós-Aquisição:
_ Desenvolver e executar planos de integração, alinhando as operações da empresa adquirida com os objetivos do grupo.
_ Gerir projetos de integração com uma abordagem estruturada de PMO, trabalhando em colaboração com diferentes departamentos para garantir uma integração eficaz, comunicando claramente os objetivos, prazos e resultados esperados aos stakeholders.
Ad-hoc / corporate finance:
_ Desenvolver e atualizar modelos de avaliação das empresas do Grupo para testar o Goodwill resgistado nas contas consolidadas da SIBS, assegurando o cumprimento das normas contabilísticas aplicáveis (como o IAS 36).
_Transformar análises financeiras complexas em apresentações (slides) claras e convincentes, com um storytelling eficaz, para informar e influenciar os principais stakeholders, facilitando a tomada de decisão estratégica por parte da gestão de topo.
_ Contribuir para o desenvolvimento anual da estratégia de M&A do Grupo SIBS, incluindo a definição e pesquisa sobre os mercados a endereçar, fazer o screening de empresas por mercado e atividade desenvolvida, entre outros.
_ Análise de tendências de mercado e de diferentes empresas no setor, com foco no negócio internacional.
_ Avaliar o impacto financeiro das transações concluídas e identificar oportunidades de melhoria contínua nos processos de M&A e de integração.
Benefícios:
• Oportunidade de fazer parte de uma equipa de M&A com um mandato ambicioso de expansão internacional, onde poderás ganhar uma exposição a deals complexos e de uma forma transversal;
• Acesso a um conjunto de benefícios atrativos: Subsídio de Alimentação superior aos valores médios de mercado; Pacote de Seguros; Pacote de Comunicações Móveis; Acesso a protocolos com diversos parceiros;
• Perspectivas de desenvolvimento e crescimento profissional;
• Excelente ambiente de trabalho.
- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: SIBS Localização: Amadora
Amadora, Lisboa, PortugalPublicado: 18. 6. 2025
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