Supervisor(a) com formação em Psicologia – CVP Teleassistência
Descrição da Função
SUPERVISOR(A) DO CENTRO DE ATENÇÃO (COM FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA) – TELEASSISTÊNCIA
Local: Cruz Vermelha Portuguesa, Sede Nacional
O Serviço de Teleassistência (TA) da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP)
- se a todas as pessoas, com ou sem perda de autonomia, que num determinado momento da sua vida precisem de acompanhamento permanente para assegurarem o seu
- estar, tranquilidade e segurança. Como resposta aos desafios colocados pela evolução demográfica e social da sociedade portuguesa, a resposta de TA da CVP assenta em 4 dimensões:
- Garantir o acompanhamento regular de cada pessoa na medida das suas necessidades e expectativas. As pessoas com idade igual ou superior a 65 anos são um grupo maioritário na teleassistência, em Portugal ou qualquer país desenvolvido. O envelhecimento está associado à solidão e isolamento, e a falta de acompanhamento é um fator preditor da possível institucionalização. As chamadas de acompanhamento variam entre uma vez por mês a mais do que uma vez todos os dias da semana, refletindo o compromisso da CVP com o objetivo de permitir que cada pessoa escolha onde e como quer envelhecer.
- No tratamento das chamadas de alarme recebidas pelo Centro de Atenção da Teleassistência, acompanhamos as pessoas na fase posterior ao encaminhamento, assegurando a proteção de cuidados para as pessoas, animais e plantas que integrem as suas vidas, conforme combinado no início do serviço.
- Considerando a Missão e os Princípios da CVP, a experiência e reconhecimento do trabalho da CVP, o facto de a TA manter, em média, cerca de 3 anos e meio de operação por pessoa, e a importância de identificar necessidades com impacto negativo na vida das pessoas beneficiárias para encaminhá-las às respostas adequadas.
- Uma das características diferenciadoras do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a capilaridade no território e a relação de proximidade com as pessoas e comunidades. Articular a TA (apoio à distância) com o apoio de proximidade das estruturas locais da CVP visa maximizar o impacto do trabalho a nível individual e comunitário.
Requisitos
- Formação superior em Psicologia;
- Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses;
- Experiência profissional mínima de 1 a 2 anos na área da violência doméstica;
- Conhecimentos sólidos sobre a legislação e práticas associadas à intervenção nas áreas das pessoas mais velhas e de contextos de violência;
- Forte capacidade de liderança e de gestão de conflitos;
- Espirito de curiosidade, criatividade e compromisso;
- Capacidade de trabalho em equipa multidisciplinar;
- Capacidade de integrar as pessoas da equipa na discussão e elaboração de propostas que têm um impacto direto na mesma;
- Excelente capacidade de comunicação assertiva, escuta ativa e gestão de tempo;
- Capacidade de reação a situações urgentes;
- Facilidade no relacionamento interpessoal;
- Gosto pela área, sentido de responsabilidade e rigor profissional;
- Bons conhecimentos de informática, na ótica do utilizador;
- Domínio da língua inglesa ao nível da oralidade e da escrita.
Valorizamos
- Formação específica em violência doméstica, intervenção em crise ou trauma;
- Experiência prévia em cargos de Coordenação ou Supervisão de equipas técnicas;
- Conhecimento do funcionamento da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e de redes de apoio a vítimas;
- Domínio de ferramentas digitais de registo e acompanhamento de processos.
Principais Responsabilidades
- Aprofundar e desenvolver estratégias de supervisão e formação da equipa técnica do Centro de Atenção (CA), garantindo a qualidade e maximização do impacto social da resposta de TA da CVP;
- Aprofundar, desenvolver e inovar os processos de avaliação e apoio contínuas ao trabalho desenvolvido para cada operador/a do CA, assim como da capacidade de funcionamento da equipa;
- Elaborar propostas de melhoria contínua dos protocolos a serem respeitados no trabalho desenvolvido pela equipa do CA por um lado, e na necessária articulação e integração com o trabalho desenvolvido pelas diferentes áreas do Back
Office; - Assegurar estratégias e atividades de promoção da saúde mental da equipa do CA, por um lado, e de capacitação da equipa nas diferentes dimensões do conhecimento e públicos alvo inerentes à TA da CVP;
- Apoiar e contribuir para o trabalho de supervisão de casos;
- Elaborar relatórios técnicos, estatísticos e de avaliação de impacto, em articulação com a Coordenação do serviço;
- Supervisionar/monitorizar os planos individuais de acompanhamento das vítimas de violência doméstica;
- Garantir o cumprimento das normas éticas, de confidencialidade e de proteção de dados no exercício das funções;
- Acompanhar auditorias, processos de monitorização e avaliação externa;
- Apoiar a coordenação nos processos de desenvolvimento, decisão e inovação estratégicas da TA da CVP e, no mesmo sentido, integrar o órgão de lideranças intermédias que reúne semanalmente para assegurar a coordenação e planeamento do serviço.
Documentos obrigatórios e candidatura
Deverá enviar os seguintes documentos, com a referência “Supervisor(a) Centro de Atenção”.
- Curriculum Vitae;
- Carta de Motivação;
- Certificado de Habilitações;
- Cédula Profissional Membro Efetivo Ordem dos Psicólogos Portugueses e Registo Criminal (será solicitado posteriormente, na fase final da seleção de candidatos).
Com o envio do respetivo CV o candidato declara que aceita o tratamento dos seus dados pessoais aí contidos para fins profissionais relacionados. Os CVs não selecionados serão imediatamente destruídos e os CVs selecionados serão mantidos na nossa base de dados até ao final do processo. Os dados pessoais recolhidos pela entidade
- se apenas ao processo de recrutamento.
Localização
- Lisboa, Portugal
- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: Cruz Vermelha Portuguesa Localização: Lisboa
Lisboa, Lisboa, PortugalPublicado: 29. 9. 2025
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