Técnico/a de comercial e de marketing
- No âmbito das suas funções, terá como principais responsabilidades:
- Desenhar e implementar uma estratégia comercial a curto e longo prazo para o Co
LABOR; - Desenvolver a prospeção de novas atividades comerciais, nomeadamente produtos, projetos e parcerias, identificando oportunidades emergentes para o Co
LABOR nos seus domínios de atuação; - Articular com entidades do setor privado, em particular com empresas, no sentido de mobilizar conhecimento científico gerado no Co
LABOR para o desenho e comercialização de produtos e serviços junto destas entidades; - Identificação de parcerias estratégicas e outras interações institucionais estratégicas com entidades nacionais e internacionais;
- Analisar, sistematizar e disseminar internamente dados e tendências de mercado na definição de produtos e serviços comerciais;
- Contribuir para a criação de parcerias com entidades relevantes (privadas e públicas) no setor de atividade do Co
LABOR, maximizando o impacto dos projetos da Associação e abrindo novas oportunidades de financiamento e comercialização; - Colaborar com parceiros científicos e tecnológicos, tanto nacionais como internacionais, assegurando a troca de conhecimento e promovendo a inovação;
- Desenhar e implementar instrumentos de apoio à atividade comercial, nomeadamente descrições técnicas, estudos de viabilidade e planos de negócio;
- Monitorizar resultados referentes à execução do Co
LABOR na vertente comercial; - Partindo da articulação com a equipa de investigação, traduzir resultados de investigação em produtos comerciais;
- Contribuir para a comunicação institucional, organizando e participando em eventos, e colaborando na definição de estratégias de marketing;
- Papel ativo na definição, desenvolvimento e implementação da Estratégia Comercial e do Plano Anual de Vendas;
- Apoio na elaboração de propostas comerciais;
- Capacitar as equipas, contribuindo para o Plano de Formação Interna;
- Contribuir para a elaboração de documentação de gestão e reporte interno, nomeadamente Plano e Relatórios de Atividades e Contas.
- Requisitos de Admissão
Os(as) candidatos(as) devem possuir Licenciatura nas áreas de Gestão, Marketing, ou áreas afins, ou grau académico superior.
- Experiência e competências requeridas:
- Experiência profissional de, pelo menos, três anos em gestão de desenvolvimento de atividade comercial, inovação e de relações comerciais com empresas, entidades públicas e/ou entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN);
- Conhecimento das necessidades de mercado nas áreas de atuação do Co
LABOR, nos setores público e privado; - Análise e controlo de indicadores de gestão de desenvolvimento de atividade comercial, bem como de prospeção de mercado;
- Capacidade de desenvolver trabalho de forma autónoma e orientada para as soluções;
- Conhecimento de técnicas comerciais e de desenvolvimento de produtos;
- Experiência com softwares CRM (customer relationship management);
- Domínio escrito e oral da língua portuguesa;
- Bom domínio da língua inglesa (nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência);
- Conhecimentos de Office na ótica do utilizador.
- Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: CoLABOR Localização: Lisboa
Lisboa, Lisboa, PortugalPublicado: 30. 9. 2025
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