Como incluir a experiência de voluntariado no seu CV

Como incluir a experiência de voluntariado no seu CV
A experiência de voluntariado pode ser uma adição muito valiosa ao seu currículo, porque mostra o seu empenho, competências e interesse na comunidade. As dicas seguintes ajudá-lo-ão a incluir a experiência de voluntariado no seu currículo de uma forma eficaz.
1. Decida onde colocar a sua experiência de voluntariado
Existem várias maneiras de incluir a experiência de voluntariado no seu currículo. Pode incluí-las:
- Dentro da secção Experiência Profissional se a sua experiência de voluntariado for diretamente relevante para o cargo a que se candidata.
- Numa secção separada de Experiência de voluntariado se tiver mais do que uma experiência de voluntariado ou se quiser destacar o seu empenho na comunidade.
- Na secção Experiência Adicional se a sua experiência de voluntariado for menos relevante para o cargo a que se candidata, mas ainda assim quiser mostrar as suas outras competências e interesses.
2. Descreva a sua experiência de voluntariado
Ao descrever a sua experiência de voluntariado, concentre-se em:
- A organização para a qual trabalhou e a sua missão ou objetivo.
- O período de tempo em que foi voluntário, incluindo as datas de início e fim.
- Sua função e responsabilidades durante o trabalho voluntário.
- Competências e experiência que adquiriu ou desenvolveu durante o seu trabalho voluntário.
3. Use verbos de ação e quantifique as suas realizações
Use verbos de ação fortes ao descrever a sua experiência de voluntariado e quantifique as suas realizações sempre que possível. Por exemplo:
- Desenvolvi competências de comunicação ao coordenar uma equipa de 10 voluntários para organizar um projeto comunitário.
- Eu organizei e apresentei apresentações para mais de 50 participantes em eventos ambientais.
4. Faça corresponder a sua experiência de voluntariado ao cargo a que se está a candidatar
Ao descrever a sua experiência de voluntariado, tente enfatizar as competências e experiências que são relevantes para a posição a que se está a candidatar. Por exemplo, se estiver a candidatar-se a uma posição de marketing, pode concentrar-se em competências como comunicação, coordenação de eventos ou criação de conteúdos.
Em suma, ao incluir a experiência de voluntariado no seu currículo, pode mostrar as suas competências, empenho e interesse pela comunidade. Tudo o que tem de fazer é escolher o cargo certo, descrever a sua experiência e adequá-la ao cargo a que se está a candidatar.
